Ecossistema Brasil 60 Branco

Brasil 5.0 - Protagonista na Inovação e Transformação Digital Global

No Brasil 6.0 e Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil 6.0 as realizações serão desenvolvidas em Grupos de Trabalho por Projeto para atender os três Objetivos Permanentes e as prioridades definidas para 2022:

Pessoa 6.0

1.  Promover a capacitação e o empoderamento das Pessoas, para atuarem em projetos de Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio – Agentes Econômicos e Públicos:

1.1.  Consolidar o escopo e desenvolver as ações para o processo de definição e aprovação da Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital – EBECD;

1.2.  Consolidar as ofertas de Capacitação Digital para atender as demandas imediatas por especialidades para desenvolver as soluções digitais para os Agentes Econômicos: Privados e Públicos, Academias e Instituições que representam a Sociedade Civil organizada, integrantes dos Ecossistemas Regionais;

1.3.  Ampliar a utilização da plataforma do Ecossistema Brasil 6.0 em Ação para capacitar e empoderar as Pessoas nos seus 23 (vinte e três) Fundamentos dos 5 (cinco) pilares.

Economia 5.0

2.  Estimular ações para o desenvolvimento da Economia Digital privilegiando a Qualidade de Vida das Pessoas de forma Inclusiva e Sustentável.

2.1.  Lançar oficialmente o Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil 6.0 – SinEco Brasil 6.0:  Realizado em 05/04/2022;

2.2.  Consolidar governança, grupos de trabalho, e plano de ação para adesão ao SinEco Brasil 6.0 dos principais Ecossistemas do País até dezembro de 2022;

2.3.  Consolidar e publicar no Manifesto Brasil 6.0 as Experiências de Sucesso identificadas nos Ecossistemas integrantes do SinEco Brasil 5.0: 11/07, 17/10/2022 e 16/01/2023

apoiar

3.    Apoiar e Monitorar a implementação das Ações Estratégicas da E-Digital.

3.1.  Acompanhar a publicação de nova versão da E-Digital para o período de 2022 a 2026: até 10/06/2022;

3.2.  Monitorar a realização das reuniões do
CITDigital conforme artigo 9º, o encaminhamento dos resultados e planos ao
Presidente da República conforme artigo 10º, e as atribuições do MCTI conforme
artigo 11º em especial na realização e divulgação dos resultados das ações
previstas para o período:
trimestralmente;

3.3.  Apoiar e monitorar as realizações do subcomitê Capacitação, Formação Profissional e Cultura Digital sob a responsabilidade do CITDigital: trimestralmente.

 

Grupos de Trabalho

SeqProjetosCuradoresAlinhamentos
1

SinEco Brasil 6.0 – Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil 6.0

Propósito: Promover a sinergia entre os Ecossistemas Regionais.

Potencializar os resultados da Inovação e Transformação Digital nos Negócios, Governos, Sociedade e Economia, priorizando as Pessoas, aplicando as tecnologias digitais habilitadoras, com alinhamento à E-Digital, o Ecossistema Brasil 6.0 e a Governança 6.0 (ESG).

Ary Bueno

1, 2 e 3

2

EBECD – Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital

Propósito: Consolidar as ações para a definição e implementação da EBECD – Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital.

Garantir as condições necessárias para as Pessoas se prepararem para se beneficiarem da aplicação das tecnologias digitais habilitadoras em suas atividades pessoais e profissionais, tanto na família como na sociedade.

Francisco Soeltl,

Neri dos Santos (Formal) e

Fabio Bordin (Profissional)

1
3

Academia Brasil 6.0

Propósito: Manter atualizada a plataforma do Ecossistema Brasil 6.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar atualizada.

Permitir o compartilhamento do conhecimento e melhores práticas.

Augusto Gaspar1 e 2
4

Governança 6.0

Propósito: Definir mecanismos de cooperação com indicadores socioambientais.

Para orientar as Organizações que registrarem suas Experiências de Inovação e Transformação Digital no Manifesto Brasil 6.0.

Roberto Bernardes1
5

Acreditação Institucional Independente

Propósito: Promover o contínuo aprimoramento institucional como componente chave para elevar o impacto social positivo das Instituições de Educação Superior (IES).

Para atuarem nas diversas áreas da engenharia e tecnologia, as IES que subscrevem este documento nuclearam uma iniciativa com o objetivo de colaborativamente, estruturarem um processo guiado de aprimoramento institucional por meio de uma acreditação também institucional.

Gustavo Donato e José Carlos de Souza1
6

Humanos & Robôs

Propósito: Acompanhar e apoiar a implementação das Ações Estratégicas da E-Digital Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, e compartilhar as melhores práticas para atender a evolução das relações dos humanos com os robôs, em temas de afetividade como cooperação, criatividade, decisão e persistência precisarão ser contemplados nas ações estratégicas da E-Digital.

Plinio Aquino1 e 2
7

Experiências de Sucesso

Propósito: Consolidar as Experiências de Sucesso em Inovação e Transformação Digital dos Ecossistemas Brasil 6.0 integrantes do SinEco Brasil 6.0.

Publicando-as no Manifesto Brasil 6.0 como pré-requisito para a seleção dos finalistas do Prêmio Transformação Digital Ozires Silva 2022/2023.

Augusto Gaspar1 e 3
8

Jornada do Negócio 6.0

Propósito: Consolidar conteúdo orientativo para os três fundamentos do capítulo 3.5 Negócio 6.0 a ser disponibilizado na Academia Brasil 6.0.

Para estimular as Organizações no desenvolvimento das Experiências de Inovação e Transformação Digital

Renato Vieira1, 2 e 3
9

Metaverso

Propósito: Consolidar e compartilhar as Experiências de Metaverso.

Para estimular as Organizações a idealizarem suas Experiências no tema.

Alexandre Del Rey1, 2 e 3
10

Cidades Inteligentes

Propósito: Fomentar a implantação das ofertas digitais aos munícipes.

Estimular a utilização do Rede Gov.Br e Cidades Gov.Br

Regiane Romano1, 2 e 3